Caricatura Freddie Mercury passo a passo

Click here to view ALL posts in Portuguese.

passo a passo

Para quem estiver interessado como se processou a evolução da Caricatura do Freddie Mercury, aqui fica um passo a passo.

À medida que vou fazendo trabalhos deste tipo, consigo ter uma noção cada vez melhor de como fazer. E além disso, a evolução e a pintura processa-se muito mais rápido. Creio já estar a retomar um pouco a prática que tinha há uns anos, quando me vi forçado a abandonar a arte digital.

Agora, além de pintar digital, ando também a aperfeiçoar a anatomia do corpo humano e a (re)treinar pintura tradicional. Futuramente, pretendo também voltar aos óleos.

 

1. Passo

Fiz uma montagem com fotos para chegar a pose que pretendia. Depois enquadrei a montagem numa pequena imagem e fiz o rascunho em traços como mostra a imagem.

Na área de trabalho do Photoshop, coloquei 2 imagens em do Freddie em duas janelas separadas, de forma a usar como paleta e ter em conta alguns dos detalhes que pretendia usar.

Mais tarde adicionei mais 2 ou 3 que ia alternando conforme a necessidade.

step 1

2. Passo

Formas básicas, pinceladas rápidas e largas. Usei apenas uma camada (layer) nesta caricatura. Os pinceis usados são os básicos do Pshotoshop: pincel duro (hard brush) e pincel macio (soft brush), definidos para opacidade (opacity) e fuidez (flow) por pressão da caneta (pen pressure)

step 2

3. Passo

Neste passo comecei por definir mais as formas, pintar o cabelo, e usei o pincel macio para tornar as cores mais misturadas.

step 3

4. Passo

Mais definição de formas, olhos, bigode, orelha. E alguns detalhes adicionados.

Decidi que precisava de adicionar textura na pele e por isso fui procurar uns pincéis à deviantArt para esse efeito.

step 4

5. Passo

Mais detalhes nos dentes e boca. Alguma luz.

step 5

6. Passo

Microfone: usei o Google em busca de imagens que me ajudassem a pintar um microfone usado nos anos 80. Existiam muitos modelos, mas queria um que se aproximasse ao usado pelo Freddie numa das imagens.

Confesso que primeiro usei um pedaço da imagem de forma a fazer um tipo de matte painting, mas não funcionou muito bem, e por isso pintei-o eu.

step 6

7. Passo

Mais detalhes, luz, sombra, mãos, microfone. Os pincéis usados são os mesmo desde o início: soft brush; hard brush. Apenas alterei um pouco a configuração e fiz algumas variantes.

step 7

8. Passo

Últimos ajustes, boca, lábios, pele, sombras, luz, etc.

step 8

9. Passo

Final

Fundo, e alguns ajustes nas imperfeições.

final

 

Gostaste? Partilha com os teus amigos!
Share on Google+Pin on PinterestTweet about this on Twitter
Author Image

Deficiente auditivo, auto-didata, técnico de informática, artista digital e designer gráfico. Internet Marketer a trabalhar na Empower Network. Gosto por artes, literatura, cinema, música e jogos de pc.

Facebook Twitter LinkedIn YouTube Pintereset

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>